Guia Completo de Marketing Digital para Restaurantes

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Comida de qualidade, bom atendimento e preço justo não são sinônimos de sucesso, principalmente se você está começando. Logo, confiar apenas em um método de promoção como o famoso”boca boca” pode ser o primeiro passo para o fracasso do seu restaurante. Com a concorrência cada vez maior será necessário ir além, por isso a seguir vamos mostrar a importância e o porque você deve colocar em prática as técnicas do nosso guia completo de marketing digital para restaurantes.

Contabilidade para Restaurantes 

Importância do Marketing Digital para Restaurantes

Atualmente os consumidores possuem acesso a informação de qualquer lugar e a qualquer hora que quiserem ou precisarem. Graças à Internet e a globalização as pessoas podem acessar essas informações através de computadores, tablets ou celulares. Mas o proprietário de bar, lanchonete ou restaurante deve lembrar que a imagem do seu estabelecimento pode ser manipulada através das mídias sociais, como por exemplo, um simples feedback positivo na página do Facebook da empresa acaba influenciando outros usuários da rede a consumir seu produto/serviço.

No mais tenha cuidado, pois essa influência funciona para ambos os lados! Da mesma forma que pessoas satisfeitas podem atrair outras, os insatisfeitos tem o poder de fazer com que um ou mais clientes em potencial nem se quer conheçam seu estabelecimento para tirar as próprias conclusões.

Técnicas de Marketing Digital para Restaurante

Por isso vamos ensinar como como usar e quais são as principais técnicas de marketing digital para restaurante que vão aumentar as vendas do seu negócio.

1. Desenvolva a identidade visual do seu restaurante

Criar a identidade visual da sua marca contribui diretamente com a aceitação ou rejeição do seu cliente na web e fora dela também. Nesse ponto tão importante o objetivo deve ser desenvolver uma marca pensando no público alvo que deseja atingir.

Seu menu possui pratos voltados para quem busca uma alimentação saudável ou refeições mais robustas? Entenda quem será seu público alvo, em seguida pense em uma marca com base no interesse dessas pessoas. Isso envolve logo marca, esquema de cores utilizados, imagens para as mídias sociais  e todo material de divulgação do seu restaurante.

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2. Site Funcional e Atualizado

Quando se fala em marketing digital para restaurantes, muitas pessoas se limitam apenas na criação de uma página no Facebook. No entanto, investir em um site e manter o conteúdo do mesmo sempre atualizado é uma obrigação para quem deseja transmitir uma boa presença online. Certifique-se de que seu website seja responsivo para que as informações dele possam ser acessadas facilmente até mesmo em dispositivos móveis. Seu site deve conter no mínimo as seguintes informações:

  • Um tema profissional que reflita nitidamente a sua identidade visual.
  • Página do menu listando todas os pratos, inclusive bebidas.
  • Galeria de fotos que mostram a decoração interna e externa do estabelecimento.
  • Página de contato com o endereço e todos os canais de comunicação, incluindo um formulário onde os clientes possam tirar dúvidas e enviar sugestões.
  • Página “Sobre Nós” contanto a história e conceito do restaurante.
  • Página com formulário para reservas online.

3. Comece um Blog

Começar seu próprio blog é uma ótima maneira de interagir com seus clientes. Os blogs oferecem a chance de dar voz e a personalidade do seu restaurante. Compartilhe seus acertos, lutas, histórias engraçadas, receitas e qualquer outra informação que seja útil para seu público.

4. Tripadvisor

O Tripadvisor tem um tremendo poder na indústria de restaurantes, logo ter um forte apoio de resenhas positivas nesse site é de grande ajuda para melhorar sua presença online. Vale lembrar que as pessoas podem e  irão avaliar seu estabelecimento pelo Tripadvisor mesmo que você não configure uma conta. Por essa razão você deve ser absolutamente proativo e dedicar algum tempo para gerenciar sua conta a seu favor.

Isso significa adicionar alguns detalhes, como por exemplo:

  • Fotos variadas e de qualidade
  • Horário de funcionamento
  • Localização
  • Cardápio
  • Faixa de preço
  • Wi-Fi / lugares ao ar livre / estacionamento / etc.

Não deixe de adicionar nenhum detalhe que o site oferece, aproveite todas as informações.

Outro ponto interessante do Tripadvisor é saber como como lidar com os feedback dos clientes. É super válido agradecer os usuários pelas revisões positiva ou negativa.

Caso receba um  feedback negativo, sempre responda de maneira educada e profissional. Ao responder esse tipo de avaliação publicamente, agradeça ao revisor pelo feedback, peça desculpas pelo incidente e prometa melhorara. Também é possível entrar em contato com o revisor em particular para obter mais informações sobre incidentes negativos. Alguns empreendedores oferecem cupons de descontos  para que essas pessoas que tiveram uma experiências menos favoráveis possam dar uma segunda chance ao seu negócio.

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5. Midicas Sociais

Segundo uma pesquisa feita por a Track Maven, um dos maiores software de análise de mídias sociais, o Facebook tem o maior público de marcas de restaurantes e o Instagram tem o maior engajamento desses. Isto é verdade tanto para fast food e outros modelos de serviço completo. Nesse caso não importa que tipo de restaurante você tenha, mas você precisa adaptar seu conteúdo para atender a essas plataformas. Para o Facebook é recomendado promover sua página aos clientes para coletar avaliações, postar recursos de texto e multimídia sobre estabelecimento e trabalhar para melhorar sua classificação; para o Instagram o ideal é produzir imagens de qualidade dos seus pratos  para atrair seguidores que podem vir a se tornarem consumidores.

6. Fotos de qualidade

Estudos comprovam que 1 a cada 3 consumidores de restaurantes utilizam o instagram ou alguma rede social parar compartilhar onde e o que estão comendo. Sabendo que seu público adora compartilhar fotos de comida e a tendência é crescente, podemos concluir que a melhor maneira de aumentar seu ROI nas mídias sociais é através das fotos com pratos bem apresentáveis.

No entanto tirar fotos de qualidade não é uma tarefa fácil, sendo assim considere contratar um profissional. A importância de ótimas fotos não deve ser subestimada, então contratar um profissional pode ser seu melhor investimento, seja ele um estudante de fotografia local ou um freelancer.

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7. Configure sua conta do Google Meu Negócio

Crie uma conta do Google Meu Negocio do seu restaurante é tão importante (talvez até mais importante) quanto configurar sua conta do Tripadvisor. Aqui está o porquê:

Quando alguém pesquisa sua empresa no Google, ele fornece uma lista com detalhes sobre sua localização, horários, avaliações e muito mais nas informações da barra lateral. Isso é basicamente publicidade gratuita fornecida pelo Google e aparecerá quando os indivíduos pesquisarem por seu local ou qualquer coisa relacionada ao seu restaurante.

8. Gerencie todos os comentários e avaliações

Parte da segmentação do mercado local é estar sempre atento aos sites de resenhas e avaliações como o Google Meu Negócio e Tripadvisor. Esta é a parte da sua estratégia de marketing digital para restaurante que o proprietário não tem total controle, mas é possível canalizar seu público promovendo as listagens em suas mídias sociais, em seu site e até em seu próprio restaurante, com cartazes e panfletos.

9. Anúncios segmentados por área geográfica

Provavelmente você já deve ter saído do trabalho e procurou por algum local próximo com comida boa e barata para um happy hour. A segmentação geográfica dos seus anúncios ajudará você a economizar dinheiro e a garantir que apenas os interessados ​​em seu serviço sejam atingidos. Você eliminará cliques desnecessários de pessoas a milhas de distância que não serão convertidas em clientes de fato.

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10. Email Marketing

E-mail marketing é considerado um dos métodos mais eficazes de marketing digital para restaurante. Você pode enviar um e-mail de boas-vindas para seus clientes e continuar enviando saudações e ofertas regularmente.

No entanto, e-mail marketing não tem que girar apenas em torno de enviar saudações aos clientes e entregar cupons e descontos em sua caixa de entrada. Um boletim informativo mensal é uma ótima maneira de interagir com esse tipo consumidor.

11. Oferecer cupons de descontos

Fornecer cupons de descontos é sempre uma maneira infalível de levar os clientes a consumirem no seu restaurante. Ofereça uma sobremesa como cortesia aos seus novos assinantes de boletim informativo por e-mail por exemplo.

Outra alternativa de oferecer cupons de descontos é através de sites como Groupon ou Peixe Urbano, dessa forma terá um grande fluxo de consumidores e presença online, mas acabará pagando uma boa parte das vendas ao site do acordo, então mantenha isso em mente. Entenda que o cliente vindo dessas plataforma podem ser fidelizados  e voltarem outras vezes. 

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12. Ferramentas de Reserva Online

Uma ótima oportunidade de marketing digital para restaurantes é considerar a possibilidade de se inscrever para a Theforck . Esse é um site de reservas online que oferece muito mais facilidade aos seus clientes na hora de agendar o horário.  Os clientes adoram quando você torna a vida um pouco mais fácil para eles e a Theforck já tem uma base de clientes fiéis que você pode aproveitar.

13. Junte-se aos serviços de entrega

No ambiente atual todo focado em serviços online, a acessibilidade de uso é crucial. Muitos serviços de entrega online agilizam o processo de pedidos e os clientes mais experientes geralmente adoram aproveitar esses serviços.

Considere parcerias com serviços como:

Milhares de clientes podem até encontrá-lo pela primeira vez através de serviços como estes!

13. Vídeo é rei

Por fim, mas não menos importante uma das principais técnicas de marketing digital para restaurante é a a produção de vídeos sobre seu negócio. Quase metade dos usuários passa uma hora assistindo a conteúdo de vídeo nas redes sociais todos os dias. São muitos clipes de dez a sessenta segundos ao longo de um dia.

Embora possa parecer fácil, você quer garantir que seus vídeos tenham uma aparência profissional. O valor de produção de seus vídeos depende do conteúdo que você está tentando se comunicar.

Ao contratar um empresa especializada em vídeos, trace estrategias para atingir seu público alvo de várias maneiras. Recomendamos vídeos de 10 segundos, 30 segundos e 2 minutos para diferentes plataformas. Vídeos mais longos são apropriados para o Youtube, enquanto usuários do Instagram ou do Facebook querem ver clipes curtos.

Marketing Digital para Restaurante Vale a Pena?

O que podemos tirar de tudo isso disso é que independente do seu modelo de negócio, colocar as técnicas de marketing digital para restaurante é fundamental para atrair novos e também fidelizar seus clientes. Provavelmente essas palavras possam soar como “clichê”, mas criar conteúdo de qualidade e adaptá-lo para seu público alvo ainda é o que importa de verdade.

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