5 Benefícios da ‘Outsourcing’ Contábil e Fiscal

Compartilhe via:

5 Benefícios da 'Outsourcing' Contábil e Fiscal

Há vários anos, ouvimos falar da opção de entregar ou delegar determinados processos a terceiros que, pela sua natureza operacional ou especialização, ajudariam as empresas a aliviar certos encargos e a concentrar os seus recursos nas atividades que geram valor e maximizam os seus resultados.

Assim, surge a ideia de colocar tarefas como a gestão contábil nas mãos de empresas especializadas. No entanto, nem todas as empresas têm clareza sobre as vantagens ou desvantagens que isso acarretaria.

Outsourcing contábil e fiscal significa deixar nas mãos de empresa especializada a gestão de suas operações contábeis, fiscais, administrativas e financeiras, dentro das quais se concentram principalmente o registro de suas operações, a emissão de seus relatórios financeiros e gerenciais, a preparação da liquidação de seus impostos, entre outros.

Os novos rumos que o setor empresarial está tomando mundialmente quase obriga seus líderes a avaliarem essa alternativa, como forma de centralizar seus esforços em torno de seus negócios.

É assim que ao outsourcing contábil e fiscal engloba todas as tarefas próprias da área financeira, prestando um serviço baseado principalmente na confiabilidade.

Quando as empresas optam por esta prática, o fazem na esperança de conseguir uma empresa de outsourcing que lhes preste um serviço que, além de qualidade, as ajude a cumprir estas tarefas com eficiência e pontualidade, mas sobretudo com foco na solução voltada à geração de valor.

Diante dessas demandas, é necessário que as empresas de Outsourcing tenham pessoal altamente qualificado e que também tenham capacidade de estar um passo à frente, antecipando-se às necessidades de quem as contrata.

Após esta introdução, o próximo aspecto que uma empresa deve analisar é: Quais as vantagens de contratar um especialista para o desenvolvimento de tarefas contábeis e fiscais?

Deixamos 5 dos principais benefícios da contratação deste tipo de empresas.

  1. Maior concentração na atividade produtiva da empresa

As atividades contábeis e tributárias não são menos importantes do que qualquer outra; pelo contrário, é essencial em qualquer empresa ou negócio. No entanto, essas tarefas são realizadas de forma periódica e não permanente, não sendo necessário perder tempo e aumentar custos que poderiam ser direcionados especificamente para a produção e organização da empresa, que devem ser árduas e constantes.

  1. Controle e planejamento contábil e tributário

A contratação de um serviço contábil e tributário permitirá que você desfrute de um planejamento eficaz de muitos aspectos agregados ao planejamento contábil, que se reflete principalmente na redução de riscos e contingências de natureza tributária

  1. Mais segurança na emissão de relatórios

A emissão de relatórios, tanto gerenciais quanto para atender às necessidades de terceiros da empresa, são totalmente beneficiados pela pontualidade e especialização com que são realizados.

  1. Profissionalização de processos

As empresas de outsourcing contábil e tributário, bem como as demais em geral, procuram sempre garantir o desenvolvimento efetivo das atividades, para isso, oferecem o melhor e mais qualificado pessoal para o cumprimento das responsabilidades adquiridas.

5. Aumento dos recursos humanos e tecnológicos e decisões importantes

Aproveitar o serviço de outsourcing contábil e tributária representa um aumento nos lucros em todos os sentidos, principalmente quando falamos de recursos humanos. Ter a disponibilidade e ajuda de um profissional será sempre benéfico para a empresa; Da mesma forma, em geral, o profissionalismo da equipe de outsourcing é acompanhado pelo acesso a recursos tecnológicos inovadores que irão aprimorar a experiência.

Em uma empresa sempre existem despesas regulares, e que não podemos impedir de chegar, como é o caso da conta da energia elétrica, gás ou até dos serviços de internet. No entanto, no que diz respeito a tomada de decisões, podemos evitar certos investimentos, ou pelo menos planejar bem antes de avançar com qualquer decisão que possa colocar em causa o negócio.

Deixamos exemplo de algumas decisões importantes:

  • Pedir um empréstimo bancário;
  • Garantir crescimento do seu negócio: desde novos colaboradores, novos sistemas que garantam produtividade e eficiência energética na empresa, novos parceiros e outras formas jurídicas.
  • Lançamento de novos produtos, comprar outra empresa ou até vender a própria empresa.
  • Aquisição de uma franquia.
Compartilhe via:


Deixe uma resposta