Os 6 Erros mais Comuns em Restaurantes

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O estilo de vida acelerado do Brasileiro faz com que a população coma cada vez mais, seja pela conveniência ou pela experiência. Tendo em vista esse cenário não é de se admirar o grande número de restaurantes que abrem as portas todos os dias.

Contabilidade para Restaurante

Entretanto o maior desafio dos empreendedores no segmento é fazer sucesso. Segundo especialista até 90% dos restaurantes falham em seu primeiro ano de vida, em casos mais graves essas falhas podem acarretar a falência do estabelecimento. Mas o que está por trás dessa taxa tão surpreendente? Veja a seguir os erros mais comuns em restaurantes e fique longe deles.

1. Localização do Restaurante

Escolher a localização do restaurante é a chave para o seu sucesso. Encontre um local onde seu comércio será útil. Enquanto o seu estabelecimento deve estar em um região acessível e seguro para estacionamento, você também deve estar atento às necessidades do bairro. Caso esteja abrindo uma hamburgueria por exemplo, não escolha um local onde já existe uma série de hamburguerias nas proximidades. Ou então se deseja ter como público alvo apenas famílias, não espere ter sucesso em um local onde a maioria sejam solteiros.

2. Falta de diferenciação

Alguns restaurantes não têm um menu especifico, logo não podem se diferenciar dos concorrentes. Restaurantes que não se especializam em qualquer tipo de culinária em particular, oferecendo apenas uma variedade de opções, terão dificuldade em chamar a atenção. Você precisa ser claro sobre o que você está oferecendo e comunicá-lo bem, para que seus clientes saibam o que eles vão encontrar em seu estabelecimento. Dada a variedade de opções, ter uma identidade distinta irá ajudá-lo a se destacar dos demais concorrentes.

3. Gestão Financeira

Alguns restaurantes começam com menos recursos do que de fato vão precisar, enquanto outros podem gerenciar mal os fundos que já possuem. O ramo alimentício é intensivo em operações, então ter boas habilidades de gerenciamento do capital será essencial para o sucesso. Também tenha cuidado com multas por violar códigos da vigilância sanitária, códigos de construção do imóvel ou operando sem ter as licenças corretas.

4. Falta de Dedicação

Existe uma série de detalhes envolvidos na operação de um restaurante e que tomam muito tempo. Sendo assim não sobrará muito para o  lazer como, por exemplo finais de semana com a família ou até um chope com os amigos na semana, pois terá que acordar cedo no outro dia e resolver uma série de problemas. O empresário precisa estar completamente dedicado com suas responsabilidades diárias, caso não dê essa atenção especial ao seu comércio, saiba que o mesmo pode “mergulhar por água abaixo”.

5. Falta de Experiência

Ter experiência anterior na área ou pelo menos ter trabalhar em um restaurante pode dar ao empresário muito mais base de como agir perante as tarefas e desafios diários. Além de montar um menu diferenciado, cuidar da gestão financeira e administrativa, também é necessário treinar e qualificar os funcionários que serão parte fundamental do empreendimento.

6. Qualidade da comida

Claro, o que determina o sucesso ou o fracasso de um restaurante, acima de tudo é a qualidade dos alimentos servidos. Mesmo dando atenção considerável aos outros quesitos citados anteriormente, a conclusão é que se sua comida não for boa o suficiente, os clientes provavelmente não voltarão. Portanto manter a qualidade dos alimentos é essencial: contratar bons cozinheiros para criar refeições agradáveis ​​ e certifique-se de que você tenha pessoal suficiente para servir os pratos dentro do prazo razoável.

Muitos restaurantes irão falhar em seu primeiro ano de operação e fazer parte dessa triste estatística brasileira No mais, é possível reduzir ao máximo os impactos dos desafios diários seguindo boas práticas. Tenha cuidado ao escolher a localização do imóvel, elabore um menu onde possa se especializar em determinados pratos e fique sempre atento com as finanças. Por fim, mas não menos importante, seu restaurante deve ser conhecido pela qualidade de sua comida.

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