9 Dicas de SEO para Advogados (Marketing Digital Jurídico)

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Seu escritório de advocacia está lutando para gerar tráfego ou leads? Nesse caso, o problema pode ser que os clientes em potencial não consigam encontrar seu site. O usuário médio da internet não passa da primeira página dos resultados da pesquisa, portanto se o seu site estiver aparecendo na página 2, 3 ou ainda mais atrás, as pessoas provavelmente não o encontrarão. É aqui que o SEO pode beneficiar seu escritório de advocacia.

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Embora você possa pagar para chegar na primeira página usando publicidade paga por clique (PPC), a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é uma estratégia de marketing muito poderosa que o ajuda a chegar ao topo dos resultados da pesquisa de forma orgânica.

Antes de chegarmos às nossas 9 dicas de SEO para advogados e escritórios de advocacia, vamos examinar os fundamentos de SEO.

O que é SEO para Advogados e Escritórios de Advocacia

A otimização para os mecanismos de pesquisa (SEO) é uma prática de marketing digital para advogados que aumenta o tráfego de pesquisa orgânica para seu website.

Ao otimizar seu site e propriedades externas, você está fornecendo aos mecanismos de pesquisa e aos seus clientes-alvo uma mensagem clara sobre quem você é e o que faz. Essa clareza leva a uma classificação mais alta do mecanismo de pesquisa, mais tráfego orgânico da web, mais leads e mais clientes.

Se o seu site não está gerando leads, experimente as dicas de marketing digital para advogados e escritórios de advocacia para impulsionar sua posição nos resultados do mecanismo de pesquisa!

9 Dicas de SEO para Advogados

Ter um site de escritório de advocacia bem otimizado é mais fácil de falar do que fazer, mas está longe de ser impossível. Na verdade, mecanismos de pesquisa como Google, Bing e Yahoo procuram especificamente sites que proporcionem a melhor experiência do usuário, como funcionalidade e relevância do site. Tendo isso em mente, você pode implementar pequenas mudanças que podem levar a grandes resultados e maiores taxas de conversão.

1. Determine as palavras-chave-alvo do seu escritório de advocacia

Determinar suas palavras-chave é o primeiro passo para otimizar o site do seu escritório de advocacia. Quanto mais específicas e direcionadas forem suas palavras-chave, maior será a probabilidade de você atrair tráfego qualificado para o site e leads para sua prática.

Primeiro, pense exatamente em que tipo de pesquisa você deseja que seu escritório de advocacia seja classificado. Considere suas principais áreas de prática como ponto de partida. Para cada área de prática, anote as palavras-chave possíveis para associar a elas. Em seguida, faça uma pequena pesquisa relacionada aos seus termos de pesquisa acessando o Google e dando uma olhada nos resultados ao inserir suas palavras-chave. Você considera os resultados alinhados com a sua prática? Como você pode se destacar nesses resultados?

Considere também a seção “pesquisas relacionadas a” na parte inferior da página para outras palavras-chave relevantes.

Por exemplo, “advogado em tributarista em São Paulo” é um termo de pesquisa muito amplo e a probabilidade de qualquer escritório de advocacia lidar com todo tipo de litígio é quase nula. Considere refinar seus tópicos para alinhá-los mais estreitamente com suas áreas de prática, como “advogado especialista em divórcios” ou “escritório de advocacia especializado em direito empresarial”.

Você pode experimentar uma ferramenta de palavras-chave que mostre exatamente a popularidade de uma pesquisa de um termo, a quantidade de concorrência e sugestões adicionais. As ferramentas gratuitas e fáceis de usar incluem:

  • Keyword.IO fornece sugestões adicionais de suas palavras-chave originais.
  • O Google Trends mostra a popularidade das pesquisas e termos de pesquisa relacionados.
  • WMS Everywhere , um complemento gratuito para o Chrome que mostra o volume de pesquisas e informações sobre a concorrência de seus termos de pesquisa.

2. Otimize sua página inicial com suas palavras-chave

Certifique-se de que todos os elementos primários de sua página inicial, como seu título, subtítulos que dividem os tópicos (H2s e H3s), sua frase de chamariz e o próprio conteúdo, usem suas palavras-chave. Seu título deve incluir as palavras-chave nas quais você deseja ter uma classificação mais elevada, como sua principal área de prática, como “Advogado de divórcio em São Paulo”, e os subtítulos devem ser otimizados com sua palavra-chave e palavras-chave adicionais que você deseja classificar.

Suas imagens, tag de título e meta descrição também desempenham um papel significativo em seu SEO e podem ser otimizados com suas palavras-chave. (Vamos discutir tudo isso mais adiante.)

3. Veja sua competição

Depois de determinar as palavras-chave-alvo, pesquise-as no Google (ou Bing ou Yahoo) para ver sua classificação em comparação com a concorrência. Isso lhe dará uma ideia melhor de quem você realmente está competindo nos resultados da pesquisa orgânica.

Analise as opções mais importantes e considere o que você tem em comum ou o que o diferencia desses escritórios de advocacia. Visite seus sites e aprofunde-se em como eles estão alavancando palavras-chave, usando conteúdo e estruturando seu site para alcançar essas altas classificações. Por exemplo, procure estes fatores que podem afetar os resultados do mecanismo de pesquisa:

  • O resultado principal possui um blog que é atualizado regularmente com artigos relacionados à sua área de atuação?
  • O site deles está usando palavras-chave em todas as páginas, títulos e subtítulos?
  • O site carrega rapidamente? (Certifique-se de verificar isso em um dispositivo móvel também!)

Analisar mais como os sites de seus concorrentes alcançam classificações pode lhe dar uma ideia melhor do que você pode fazer para melhorar sua visibilidade, seja destacar serviços adicionais que você pode oferecer ou como pode ajustar palavras-chave para serem mais relevantes ou menos específicas, dependendo do que você descobrir.

4. Personalize como seu escritório de advocacia aparecerá nas páginas de resultados de pesquisa

Para cada página do seu site, você deve incluir metadados, ou seja, as informações sobre o seu site que aparecem nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa e informam aos usuários e aos algoritmos dos mecanismos de pesquisa do que trata sua página. Existem dois componentes principais para isso:

Tags de título – informam ao usuário e ao algoritmo do mecanismo de pesquisa exatamente do que trata sua página, por isso é importante usar suas palavras-chave e locais aqui.

Meta descrições – Esta é uma sinopse do que está incluído na página e oferece uma oportunidade adicional de incluir suas palavras-chave e localização.

Usando um sistema de gerenciamento de conteúdo , como o WordPress, você pode otimizar facilmente suas tags de título e meta descrições para cada página do seu site.

5. Verifique se o seu site é compatível com dispositivos móveis

Com cada vez mais pessoas usando dispositivos móveis para procurar por advogados, ter um site móvel amigável é essencial para as conversões. No entanto, um site otimizado para celular também é um fator na otimização do mecanismo de pesquisa do site. Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa usam web design responsivo como um fator importante em como eles pontuam sites e determinam classificações.

6. Melhore a velocidade de carregamento da página do seu escritório de advocacia

A velocidade de carregamento das páginas do seu site é tão importante quanto o uso de palavras-chave e facilidade de uso em dispositivos móveis. Você pode verificar a velocidade da página de qualquer site com a ferramenta Page Speed ​​Insights do Google . Se o seu site obtiver uma pontuação de velocidade da página baixa, aqui estão algumas maneiras simples de aumentá-la:

  • Reduzindo o tamanho de suas imagens. Idealmente, as imagens devem ter cerca de 100 KB.
  • Salve imagens como JPGs quando possível. Eles carregam mais rápido do que PNGs.
  • Minimize as solicitações HTTP necessárias para baixar aspectos de uma página, como imagens, gráficos e scripts.
  • Se você usa um sistema de gerenciamento de conteúdo, certifique-se de que seus plug-ins estejam atualizados e remova os que não usa mais.

7. Crie páginas de site específicas para palavras-chave

Os motores de busca atribuem classificações mais altas a sites que oferecem uma experiência relevante e amigável aos visitantes. Quanto mais conteúdo relevante seu site tiver sobre um tópico, mais alta será sua classificação por dois motivos:

A estrutura do site é uma parte essencial do SEO para advogados e escritórios de advocacia e um site bem organizado e fácil de navegar aumenta a experiência do usuário. Ter informações adicionais define seu site como uma autoridade para o Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa.

A criação de páginas específicas relacionadas a uma palavra-chave só irá beneficiar a sua visibilidade, ao mesmo tempo que fornece aos visitantes do seu site informações mais detalhadas. Por exemplo, se você está tentando obter uma classificação para direito da família em sua região especificamente, considere ter páginas individuais para cada um dos serviços jurídicos que você oferece, como divórcio, guarda de filhos e pensão alimentícia.

Assim como com sua página inicial, conforme você cria essas páginas individuais, use um URL amigável de SEO e otimize sua tag de título, meta descrição e títulos. E o mais importante: a qualidade e a quantidade afetam o modo como os algoritmos classificam suas páginas. Lembre-se de criar um novo conteúdo e de garantir que suas páginas realmente informem os visitantes. Os motores de busca e os usuários não querem conteúdo “preenchedor” sem nenhum valor real.

8. Rastreie suas classificações de palavras-chave

A classificação de palavras-chave refere-se a onde seu site é classificado pelos mecanismos de pesquisa para uma palavra-chave específica. Essa é uma informação muito útil porque a pesquisa mostra que mais da metade dos usuários de mecanismos de pesquisa fazem suas escolhas com base em quem está na primeira página de resultados, portanto, se você estiver enterrado três ou quatro páginas atrás, estará perdendo tráfego. Rastrear sua classificação de palavras-chave ajuda a determinar onde e como ganhar terreno.

É possível fazer essa tarefa com um método simples de pesquisar suas palavras-chave (aquelas que você anotou na etapa 1) e descobrir onde seu site está no ranking. Mantenha uma planilha do Google simples para rastrear suas classificações a cada poucas semanas.

Você também pode utilizar uma ferramenta gratuita de classificação de palavras-chave que permite inserir seu domínio e palavra-chave e ver suas classificações ao longo do tempo. SEM Rush e SEG Google Position Checker são duas opções populares.

Se sua classificação não melhorar imediatamente, seja paciente. Às vezes, pode levar algumas semanas para os mecanismos de pesquisa entenderem seus esforços de otimização do mecanismo de pesquisa.

9. Melhore o SEO local do seu escritório de advocacia com seu perfil do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que pode ajudar muito a direcionar tráfego para seu site e melhorar sua presença on-line. Dá a você uma oportunidade de melhorar a forma como seu escritório de advocacia aparece na Pesquisa Google e no Google Maps, fornecendo aos usuários informações abrangentes, incluindo seu número de telefone, endereço e avaliações de clientes.

Embora a maioria, senão todas, essas informações possam ser facilmente encontradas em seu site, ter um perfil do Google Meu Negócio coloca todas as informações mais procuradas exatamente onde clientes em potencial estão pesquisando.

Assim que sua listagem for verificada, você terminará de adicionar suas informações. Isso inclui o uso de palavras-chave para otimizar a descrição e os atributos do seu escritório de advocacia, para que as pessoas que procuram seus serviços vejam seu perfil. Além de suas informações, você pode adicionar imagens que melhoram sua reputação e inspiram mais cliques em seu site. Seu escritório, fotos da equipe e logotipo do escritório de advocacia são excelentes adições ao seu perfil.

Configurar um perfil do Google Meu Negócio (GMB) é rápido e, quando devidamente otimizado, pode atrair mais visitantes. Um perfil do GMB também permite que os clientes deixem comentários. As avaliações online são extremamente importantes porque fazem com que os clientes em potencial se sintam mais confiantes ao escolher você como advogado.

Depois que seu perfil estiver configurado, mantê-lo atualizado com informações precisas e pedir aos clientes para adicionar comentários do Google garantirá que ele permaneça relevante e visível.

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