Como Melhorar a Comunicação Interna na Empresa

Compartilhe via:

Ao pensar em uma boa comunicação interna, no diálogo entre pessoas, na conversa diária, um princípio deve ser defendido…

Que o remetente ou emissor, passe uma mensagem clara, para o receptor.

Nesse sentido, agora, podemos nos aprofundar sobre isso e em seus problemas e por fim, daremos dicas totalmente aplicáveis de imediato….

Para te ajudar!

Uma comunicação bem-sucedida, é aquela que as pessoas entendem a mensagem, se engajam com o assunto e passam pela transformação!

Dessa forma, o diálogo é importante no dia a dia, imagina então, a comunicação corporativa?

Por isso você precisa ficar aqui com a gente! Vamos lá! Leia o texto abaixo

A comunicação e a comunicação interna

Quando o assunto é comunicação, como está acima, é preciso ter cuidado.

Se a mensagem não chega completa, mas com ruídos, é certeza de que erros e mal-entendidos irão acontecer.

Além disso, aperfeiçoar a comunicação interna é responsabilidade dos colaboradores e dirigentes também, ou seja, é um trabalho compartilhando.

Nesse sentido, saber estabelecer uma conversação nesse ambiente é de suma importância.

Por isso, é necessário que exista um investimento estratégico através das ferramentas disponíveis para transformar esse diálogo eficaz.

Não apenas isso, mas ele também apresenta diversos benefícios. Dessa maneira, os colabores conversam com empresa e vice-versa.

A endocomunicação, como também é chamada esse diálogo interno, é perfeito para que o ambiente corporativo seja melhor.

Dito essas coisas, vamos agora para algumas dicas sobre a comunicação interna da empresa e como ela pode melhorar!

Aplicações da Comunicação interna

  • POR UM AMBIENTE MELHOR

Sempre que ocorre um mal-entendido, é por causa de uma má comunicação, de um ruído na mensagem. E esse ruído impede que as pessoas entendam com clareza.

Para evitar isso, busque a maior clareza possível nas suas mensagens. Evite complexidade, palavras difíceis, mas trabalhe a comunicação na simplicidade.

Palavras simples, ideias sendo transmitidas de um jeito fácil, é eficaz. Evitando confusões futuras e deixando o ambiente melhor.

  • AUMENTO DA PRODUTIVADE

A má comunicação interna, tende a trazer um grande prejuízo para e empresa em relação a faturamento.

Sendo assim, isso acontece por causa da falta de informações que os demais funcionários não têm, ou seja, ruídos. Ouvem a mensagem pela metade.

Por consequência, vem a falta de proatividade que passa a influenciar no faturamento e na queda de produtividade.

Para que isso não aconteça. Tenha ações, estratégias bem elaboradas de endocomunicação! Dessa forma, facilita a chegada de informações.

  • FACILIDADE NOS PROCESSOS

Um problema recorrente nas firmas, é a excessiva burocracia para realizar algumas tarefas ou acessar documentos.

Nesse sentido, um ótimo meio de se evitar todas essas barreiras, que aliás, tomam muito do tempo dos funcionários durante o processo.

É remover toda essa burocracia. Facilitar na transmissão da informação. E no fim, todos terão os procedimentos mais simples.

  • BONS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Estamos rodeados de tecnologia, existem redes sociais corporativas hoje que facilitam a comunicação, portanto, faça um bom proveito delas para otimizar e melhorar a comunicação interna rede  da sua empresa e assim estreitar os relacionamentos.

Conclusão

A endocomunicação é de extrema importância e por isso deve ou ao menos deveria ser, aplicada com muito empenho nas empresas.

Dessa forma, com um diálogo interno muito bem estruturado, elaborado e tudo isso de forma estratégica, tende a beneficiar a empresa.

Uma conversa entre empresa e colaborador, mostra que a empresa se importa, está conversando com ele e que ele, pode conversar com ela, ou seja, com os superiores.

Além disso, a boa comunicação interna, sem ruídos, sem impedimentos, mas com clareza, consegue passar uma mensagem clara aos funcionários.

Como também, mostra que a empresa está disposta a ouvi-los! Por isso, invista na boa comunicação!

Compartilhe via:


Deixe uma resposta