Vale a Pena Comprar uma Sala Comercial?

Compartilhe via:

Vale a Pena Comprar uma Sala Comercial

O setor imobiliário é muito diverso, oferecendo várias opções para quem quer entrar nesse mercado. Um exemplo é o investimento em salas comerciais para locação, sendo bem diferente do que comprar casas ou apartamentos. Isso porque, os detalhes como metragem, estado de conservação, localização e contrato são totalmente diferentes. Contudo, é importante ressaltar que ainda assim comprar uma sala comercial promove vários benefícios para o proprietário, como você vai ver ao longo desse post.  

Como funciona o mercado das salas comerciais? 

Por mais que o mercado imobiliário tenha sofrido com a crise dos últimos anos e se recuperado recentemente, a própria crise foi a propulsora para os negócios envolvendo salas comerciais, rendendo bons frutos para os investidores. Isso porque, muitas empresas com sedes próprias começaram a buscar outras alternativas de capitalização, sendo a venda de seus imóveis uma dessas opções. Com isso, elas foram obrigadas a alugar novos espaços para continuarem ativas, encontrando diversos locais disponíveis.  

No entanto, ainda que a economia se recupere, as locações se tornaram muito vantajosas, agradando tanto as empresas, quanto os proprietários das salas comerciais. Ou seja, não é um mercado que vai deixar de existir tão cedo.  

Quais são as vantagens em comprar salas comerciais? 

Adquirir imóveis com o intuito de obter rentabilidade por meio do aluguel é uma ótima opção de investimento, superando diversas aplicações. Confira outras vantagens em comprar salas comerciais: 

Demanda 

Como falado, muitas empresas estão à procura de salas comerciais e de maneira geral a procura é maior por esse tipo de imóvel do que casas e apartamentos comuns, principalmente em grandes centros. Isso porque, além de os brasileiros não mudarem de casa tanto quanto empresas, muitas pessoas acabam financiando seu próprio imóvel, não sendo possível realizar a venda enquanto a dívida não for paga.  

Além disso, empresas de diferentes ramos preferem a locação de um espaço para suas atividades, pois além de ser mais prático, é possível ainda compartilhar as salas. E sem precisar comprar um imóvel, a empresa ainda fica com maior capital de giro. 

Contratos mais longos 

Outro ponto positivo é que os contratos de locação são, em grande parte, mais longos do que os contratos comuns. Ou seja, ao assinar um contrato com uma empresa, você pode ficar tranquilo por um bom tempo sem se preocupar em precisar encontrar novos inquilinos rapidamente.  

Geralmente, em casas e apartamentos, o inquilino tende a mudar a cada 3 anos, mas no caso de salas comerciais esse período pode ser de 10 anos ou mais, principalmente quando a empresa está estabelecida em um bom ponto. Com isso, você possui maior estabilidade em sua vida financeira.  

Valorização 

Com o tempo e com a economia girando, ainda mais empresas irão partir para a opção de salas comerciais. Ainda que o período de pandemia possa ser negativo em alguns aspectos, muitos empreendedores estão surgindo como uma forma de garantir renda extra nesse momento, afinal a quarentena permitiu que projetos parados fossem colocados em prática. Sendo assim, a tendência é que esses empreendedores comecem a procurar salas comerciais que atendam suas necessidades, tornando-se cada vez mais disputadas.  

Facilidade em adquirir 

Outra vantagem é o fato de ser totalmente possível investir nesse modelo mesmo sem possui muito dinheiro. Isso porque, dependendo de algumas características, as salas comerciais acabam custando bem menos do que casas e apartamentos, mesmo trazendo bom retorno financeiro.  

Um dos principais motivos é a dimensão, pois elas podem ter cerca de 30 metros quadrados, em prédios bem estruturados, enquanto casas acabam passando dos 100 metros. Isso faz com que o preço seja menor, possibilitando a compra mesmo não possuindo grandes montantes guardados.  

Rentabilidade 

Quando falamos sobre rentabilidade relacionada à locação de imóveis, salas comerciais oferecem ainda mais possibilidades do que casas ou apartamentos. Unindo fatores como boa localização e estrutura, esse tipo de imóvel tende a ser mais procurado e raramente irá passar por períodos desocupado. Esse é o principal medo de proprietários, pois além de não ser possível gerar renda, ele ainda apresenta despesas. Contudo, pensando nessas questões e encontrando boas opções não há necessidade de preocupação. 

Cuidados 

É importante também levar em consideração questões como localização, estrutura da sala comercial, possibilidade de valorização, estado de conservação, documentação, etc. Por isso, ter o suporte de uma imobiliária de confiança é de suma importância, visto que ela possui profissionais capacitados e com experiência no mercado. Assim, ela pode auxiliar a encontrar um imóvel que atenda todos os seus desejos, sem que você precise gastar seu tempo com isso. Além disso, por ter maior conhecimento, ainda pode ajudar na diminuição da burocracia e na negociação, facilitando assim o processo como um todo.  

Por fim, comprar uma sala comercial é uma ótima opção de investimento para quem deseja entrar no mercado imobiliário e ainda não possui grandes quantias de dinheiro. Como falado, é uma opção mais barata, além de ser um negócio rentável e seguro, desde que seja planejado previamente.

Compartilhe via:


Deixe uma resposta