Dicas de Design para Sites de Corretoras de Seguros

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Provavelmente você já deve ter se deparado com anúncios de “agências” especializadas na criação de páginas web por valores bem baixos. Outros mais ousados prometem trazer novos clientes para o seu negócio em poucos dias. Mas será mesmo que essas empresas de fato oferecem o que a sua corretora de seguros precisa para se destacar no mercado?

Contabilidade para Corretora de Seguros 

Criar um web site para corretora de seguros não é tão simples quanto utilizar modelos prontos que centenas de outras empresas estão usando e colocar suas informações neles. Caso queria ter sucesso no segmento, será necessário se destacar no mundo online e quando estamos falando de uma presença digital forte, será preciso mais do que um site de R$ 300 reais com páginas limitadas e fotos gratuitas.

No mais, não precisa se assustar pensando que para ter um site será preciso desembolsar uma fortuna. Vamos focar nos itens essenciais que suas página web precisa e o quanto um bom design o ajudará a expandir seu negócio.

Por que uma Corretora de Seguros Precisa de um Site? 

Nos últimos anos, a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços mudou. Seus clientes em potencial já confiaram em recursos como a lista telefônica, comerciais ou mídia impressa para encontrar empresas de seguros em próximas a sua região. Hoje com a internet, basta acessar qualquer mecanismo de pesquisar e digitar “corretores de seguros”. Pronto! Dessa forma o internauta encontra uma lista com opções quando e onde quiserem.

Se você não tem um site moderno e bem projetado para sua corretora, saiba que está perdendo a oportunidade de fazer negócios efetivos. A concorrência é alta e os consumidores não precisam mais se escolher o primeiro resultado que aparecer ou com a corretora que está sempre fazendo anúncios da rádio. Esse novo tipo de consumidor pode pesquisar até encontrar uma empresa de seguros cuja presença online atenda às suas necessidades.

Logo, se você ainda não possui um web site, entenda que nunca será capaz de alcançar os clientes do mundo virtual e eles continuarão a busca até encontrar o que precisam. Por outro lado, se seu site é antigo, competir com outras empresas do segmento será quase impossível.

Dicas de Web Design para Sites de Corretoras de Seguros

Vamos dar uma olhada em algumas dicas cruciais de design de sites que sua agência deve seguir. Se o seu site já segue essas práticas recomendadas, ótimo! Você está em boa forma no que diz respeito ao design. Mas se você não estiver atendendo a esses padrões de design, talvez seja hora de considerar uma atualização ou um site novo.

Site responsivo e otimizado para dispositivos móveis: O consumidor atual utiliza o smartphone para tudo, inclusive pesquisar e comprar produtos e serviços pela internet. Através das novas tecnologias os smartphones são capazes de renderizar websites em uma tela maior, não é incomum que seus clientes potenciais procurem por seguros ou até mesmo tentem comprar um novo plano pelo celular.

Caso o website não esteja otimizado para dispositivos móveis e telas menores, obviamente sua corretora estará perdendo um número inestimado de novos contratos fechados. Quanto mais os visitantes do site precisarem rolar ou ter que ficar dando o zoom para visualizar e ler o conteúdo em seu site,  quanto mais tempo eles tiverem que esperar para que as páginas sejam carregadas, maior será a probabilidade de voltar aos resultados da pesquisa e visualizar um site do concorrente.

Você pode melhorar drasticamente o design do site de sua corretora confiando em um conceito conhecido como design responsivo. O design responsivo envolve a organização dos elementos de design do seu website de forma que seu site seja dimensionado automaticamente para carregar corretamente em todos os dispositivos, independentemente de quão grandes ou pequenas sejam suas telas.

Ao usar o design responsivo, você poderá não apenas apresentar aqueles que visualizam seu website em um computador ou laptop com um site moderno, mas também aqueles que navegam em seu site pelo smartphone ou tablet. As informações que eles vêem serão as mesmas e a experiência visual será muito semelhante. Isso pode ajudar a reduzir a taxa de rejeição do seu website enquanto melhora outras métricas, como o tempo na página e a taxa de conversão.

Layout limpo e moderno: Confiar no design responsivo é uma maneira de melhorar a aparência e o funcionamento do site. Mas simplesmente tornar responsivo o design da sua corretora de seguros não resolverá todos os seus problemas. Caso seu site seja atraente e não agradar aos visitantes, você ainda poderá para a concorrência.

Concentre-se na criação de um site que utilize um layout limpo e moderno que agrade a todos os visitantes. Isso provavelmente envolverá o uso de cores neutras como branco e cinza, alternando para menus suspensos em vez de navegação lateral e usando fotos ou faixas grandes e atraentes em vez de pequenas miniaturas ou imagens em destaque.

Se seu site parece ter sido criado no final dos anos 90, agora é a hora de atualizá-lo. Seus clientes associam seu website ao nível de serviço que você pode fornecer a eles. Portanto, se sua pagina na web parecer desatualizado, eles também poderão assumir que suas políticas também serão.

Simplifique a navegação: Você já esteve em um site que achou impossível navegar? Você passou muito tempo clicando em páginas diferentes esperando que acabasse por tropeçar na informação ou na opção que de fato precisava? Se isso soa familiar, você provavelmente se lembra de como se sentiu frustrado(a). Na verdade, você pode ter desistido e deixado o site muito antes.

Uma dica extremamente importante para sites de corretoras de seguros é evitar dar aos seus clientes em potencial esse tipo de experiência frustrante. Embora possa oferecer algumas políticas e planos, isso não significa apresentar links para todos eles no menu de navegação principal. Em vez disso, considere um submenu ou vinculá-los a partir de uma página de destino designada como algo óbvio, como “políticas” ou “planos de seguro de carro”.

Foque o máximo possível na acessibilidade e experiência do consumidor quando estiver no seu site. Se houver uma página específica que seja necessário expor, mas não seja tão importante quanto as outras páginas, deixe para colocá-la na parte inferior do site, ao invés de optar pelo menu superior. Normalmente, é nesse ponto que os consumidores esperam encontrar páginas como a política de privacidade, a isenção de responsabilidade do site ou os links de mídias social.

Tempo de carregamento da página:  quanto mais lento seu website, mais dinheiro você está perdendo. Diversos estudos mostraram uma forte correlação entre sites não apenas lentos e com baixas posições nos mecanismos de pesquisas, mas também receitas reduzidas. Os consumidores não querem mais esperar que os sites sejam carregados e se o seu design estiver atrapalhando o tempo de carregamento do site, poderá estar perdendo mais dinheiro do que imagina.

Abra seu website e conte quanto tempo leva para carregar. Se for mais do que 5 segundos, saiba que é preciso concertar isso o quanto antes! É possível remover ou compactar imagens ou gráficos na sua página inicial? Existem elementos gráficos que compõem sua navegação que poderiam ser eliminados com um novo design? Altere isso o quanto antes.

Fácil acesso para páginas principais e de contato: Finalmente, o último componente de design crucial de qualquer site de corretora de seguros nada mais é do que facilitar o acesso a informações importantes. Isso pode incluir documentos úteis, como cartões de seguro ou comprovante de seguro, ou números de telefone e outras informações de contato.

O acesso a esse tipo de informação deve estar intimamente integrado ao design do seu site. Se suas informações de contato estiverem ocultas no rodapé ou em uma página oculta, os clientes em potencial que quiserem ligar para a empresa sobre uma cotação ou uma pergunta poderão ficar frustrados e simplesmente fechar a página.

Certifique-se de que seu design atenda às necessidades daqueles que estão usando seu site, sejam eles clientes em potencial ou antigos. Se você fizer isso, é mais provável que eles visualizem favoravelmente seu website.

Desperte a atenção do internauta com os “botões de ações”: Também conhecidos como”call to action”, eles servem para incentivar os visitantes a clicarem em determinadas páginas.

Ao colocar botões de chamadas em suas páginas de serviço, é possível decifrar em quais serviços os clientes em potencial estão interessados ​​e acompanhar as informações relevantes. Você também pode usar botões de apelo à ação para avaliar se os visitantes do site estão navegando casualmente ou prontos para comprar seus serviços.

Oferecer cotações de seguros online: Os clientes exigem acesso rápido e sem complicações às cotações. E se sua seguradora quiser vender apólices, deve considerar incluir um software de multicálculo para corretoras de seguros que também possibilitam oferecer aos seus clientes cotações online pelo seu próprio site.

Essa ferramenta deve incluir um formulário pré-preenchido que permita aos usuários inserir informações importantes sem passar por páginas de perguntas desnecessárias. Certifique-se de apresentar a cotação claramente e indique os descontos aplicados.

Incluir uma ferramenta de cotações em seu site impedirá que os clientes em potencial se voltem para os concorrentes para uma estimativa online.

Otimizar o site para os mecanismos de buscas: Juntamente com um design moderno, atraente e organizado, o seu site de seguros deve ser otimizado para classificar nas primeiras páginas de buscas virtuais. Parte dessa otimização tem a ver não só com a forma como é projetada, mas dependerá do conteúdo, da estrutura e do código do seu website.

Search engine optimization ou SEO, é uma maneira de melhorar a visibilidade da sua corretora de seguros em pesquisas para as frases que as pessoas estão realmente usando para encontrar apólices de seguro. Seu site deve usar absolutamente SEO, porque é uma das melhores maneiras de competir com outras corretoras e uma das únicas maneiras de concorrer com outras grandes empresas de corretagem de sua região.

Atualizar ou montar um novo site para cumprir os padrões de web design de corretoras de seguros modernas é um trabalho árduo. Se você não tem tempo ou equipe para aprender essas práticas recomendadas e colocá-las em prática, recomendamos que opte por profissionais da área, mas não pelo preço e sim pela qualidade dos serviços prestados.

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