3 Maneiras de Fidelizar o Cliente no seu Restaurante

Compartilhe via:

Você sabia que adotar um programa de fidelidade para seus clientes pode aumentar as vendas em até 30% ?

O processo de divulgação para atrair novos consumidores inclui um orçamento bem elevado quando se refere a banners promocionais, criar um site, marketing digital, manter o menu  sempre atualizado, além de muito trabalho duro. Mas o que você está fazendo para garantir que seus clientes continuem voltando para gastar mais com sua comida?

Tenha em mente que atrair um público novo é muitas vezes mais caro do que manter os que você já possui, portanto, fidelizá-los pode ser uma maneira mais barata de aumentar as vendas.

A boa notícia é que com a tecnologia e os aplicativos tornaram mais fácil criar programas de fidelidade para restaurantes que afetam diretamente o resultado final e permitem administrar melhor esses consumidores. Entre os benefícios ao aderir aos programas de fidelidade, não podemos deixar de citar:

  • Recompense seus clientes com pontos para incentivar negócios repetidos e gastos mais altos.
  • Comunique-se com seus clientes por meio de texto e e-mail para mantê-los envolvidos.
  • Colete informações valiosas do cliente que levam a recompensas personalizadas.

Um excelente programa de fidelidade fará com que seus clientes voltem ao seu estabelecimento e gastem mais. Então, vamos aos mínimos detalhes de como você pode criar o melhor programa de fidelidade.

1. Recompense com pontos

Já jogou Candy Crush ou Farmville? Já experimentou a pressa de comprar 10.000 pontos por adquirir algum item raro que você está tentando encontrar há muito tempo?

As pessoas adoram jogar e os pontos são a forma mais comum de moeda dentro dos jogos em todo o mundo. Portanto, não é por acaso que as empresas adotaram um sistema de pontos para recompensar seus clientes, esse processo é chamado de “gamificação”.

Cartões e aplicativos de fidelidade são essenciais para ativar seu restaurante por meio da gamificação. Use um programa de fidelidade para permitir que  os consumidores acumulem pontos por cada centavo gasto, com a opção de resgatar ou continuar coletando.

Os programas de fidelidade são ótimos para fazer com que seus clientes se sintam especiais por meio da coleta de pontos, a gamificação tem tudo a ver com incentivar os clientes a acumular tantos pontos quanto puderem, para que eles continuem voltando para gastar mais.

Então faça do seu restaurante uma experiência divertida como nos jogos. Recompense seus clientes com o dobro de pontos se eles visitarem seu estabelecimento dois dias seguidos ou se eles convidarem um amigo para participar do programa. Quanto mais pontos ou recompensas seus clientes ganharem, mais eles vão querer voltar para ganhar mais.

2. Mantenha contato com seus clientes via e-mail e texto

Direcionar lealdade requer comunicação com seu público alvo através dos meios de comunicação que os mesmos mais se adaptam. Hoje em dia é comum restaurantes utilizarem comunicação direcionada via email e texto para alertar o consumidor fiel sobre promoções, happy hours, eventos ou para descontos de aniversários.

Um programa de fidelidade de primeira classe permite criar grupos personalizados para comunicação, o que ajudará a identificar pessoas com base em determinados critérios. Por exemplo, se você estiver prestes a lançar um novo item de menu premium e quiser informar seus melhores clientes, seu programa de fidelidade deve ser capaz de facilitar essa comunicação.

Incentivar as inscrições através desses programas, oferecendo uma porcentagem de sua refeição atual. Se você pedir informações como a data de nascimento, certifique-se de que eles ganharão algo no dia do aniversário, como uma sobremesa grátis por exemplo. Então, quando chegar a hora de enviar uma mensagem ao cliente com a oferta, eles não sentirão invadidos e sim que ganharam algo de valor ao confiar em você com suas informações.

3. Colete dados sobre o que seus clientes querem

A gamificação e comunicação precisam de mais um ingrediente para realmente ter um efeito positivo: Personalização. E quando você conhece seus clientes, quer dizer que está no caminho certo para a construção de relacionamentos significativos, personalizando sua experiência com a marca do seu restaurante.

Um programa de fidelidade efetivo agrega dados sobre como seus clientes estão respondendo a ofertas promocionais e obtendo recompensas. Por exemplo, se a maioria de seus clientes voltar em seus aniversários para resgatar suas ofertas, você sabe que tem uma chance de fazer com que eles gastem mais nessa próxima visita.

As possibilidades são infinitas, mas será necessário ter acesso a relatórios detalhados de como utilizar essas informações para atrair e fidelizar cada vez mais os clientes.

Criar uma experiência memorável para o consumidor não é uma tarefa tão fácil, entretanto, o principio básico para tanto é fazer com que os seus clientes se sintam especiais. Um ótimo programa de fidelidade usa dados para contar mais sobre público, para que você possa recompensá-lo de um jeito exclusivo.

Gamificação, comunicação e personalização, esses são os ingredientes de um programa de fidelidade que manterá os consumidores no seu estabelecimento e consumindo cada vez mais. Não deixe de usar a tecnologia para fidelizar o cliente em seu restaurante e aumentar suas vendas!

Sites de programas de fidelidade para restaurante:

Fidelêco

Fidelizi!

Fidelizarmais

Compartilhe via:


Deixe uma resposta