Saiba Quanto Custa Montar um Escritório de Advocacia

Compartilhe via:

Montar um  escritório de advocacia não é um investimento relativamente barato, mas optar por um orçamento arbitrário e tentar se ater a ele pode ser um grande equivoco. Eu conheci muitos advogados que fizeram exatamente isso e grande parte deles lutaram para manter seu negócio com as contas atrasadas ou até mesmo encerraram suas atividades antes do primeiro ano de vida da sua empresa. Não deixe que isso aconteça com você!

Confira: Contabilidade para Advogados

Porém isso não quer dizer que terá que desembolsar uma fortuna para começar um escritório de advocacia. Em teoria tudo o que você realmente precisa é ter acesso a um computador, impressora e uma biblioteca de leis. Na realidade existem outras itens, entretanto se não fizer um planejamento bem elaborado, provavelmente irá se deparar com despesas não previstas em um futuro bem próximo e elas sempre aparecem no momento menos oportuno.

Quando você define um limite abaixo da realidade com relação aos gastos iniciais, na verdade só está se preparando para o fracasso. Muitos advogados que estão começando, montam um escritório de advocacia por desespero e não porque desejam seguir carreira por conta própria. Quando se está lutando para pagar as contas no fim do mês,  fica mais fácil racionalizar decisões ruins, como por exemplo, prestar serviços com valores bem abaixo do mercado para não perder o cliente.

Advogado Pode ser MEI?

Ao se preparar para o mercado como empresário, não vale a pena se submeter a clientes que procuram sempre pelo melhor preço e não por uma consultoria de qualidade. Faça um bom planejamento antecipadamente e em seguida encontre soluções para poder arcar com esses custos. Caso não consiga o que precisa para dar inicio a suas atividades, não comece até que esteja pronto (a).

Então o que Preciso para Montar um Escritório de Advocacia?

O mínimo para iniciar um escritório de advocacia:

  • Escritório
  • Móveis
  • Material de escritório

Um advogado sério precisa de um escritório físico. É indispensável um lugar para se reunir com os clientes, pois isso transmite muito mais credibilidade, além do mais isso faz toda diferença tanto para seus clientes quanto para sua produtividade. Mas caso o orçamento esteja bem apertado, a melhor solução é compartilhar o espaço com outros advogados,  pode também ser uma ótima maneira de ter mentores ao seu lado para trocar conselhos, sanar dúvidas e até mesmo dividir as contas no final do mês.

No mais é possível montar um escritório de advocacia em um quarto vago na sua casa, porão ou garagem até ter condições financeiras de alugar seu próprio ponto comercial. Não há problema em começar a trabalhar em casa, desde que tenha um plano de alugar uma profissional nos próximos 6 meses.

Embora eu recomende fortemente desenvolver suas atividades em um escritório físico,  não podemos deixar de citar que existem muitos bons e bem sucedidos advogados trabalhando em casa. Para decidir o que funcionará melhor para você, sugiro que  passe algum tempo trocando experiência com outros parceiros de profissão que trabalham de ambas as formas.

Com um escritório obviamente irá precisar de alguns móveis. Não precisa contratar um designer de interiores para tal, basta encontrar alguém com estilo decente para ajudá-lo a escolher alguns móveis com aparência profissional e decorar seu escritório, sem a necessidade  de gastar rios de dinheiro só para tornar o ambiente visualmente bonito. Por fim também não podemos deixar de lados itens como grampeador, canetas, papel sulfite, entre outros materiais básicos para escritório.

  • Registro na OAB
  • Despesas com o Conselho (OAB)
  • Educação Jurídica Contínua
  • Conferências e Eventos

Registro na OAB e educação jurídica continua não são opcionais, mesmo se estiver fora do seu orçamento esses dois pontos são cruciais para poder desenvolver as atividades como advogado de fato opcional. Coloque em sua lista de prioridades também participar de pelo menos uma conferência por ano. Conferências e eventos são excelentes  fontes valiosas de conhecimento substantivo, estratégia e inspiração.

  • Computador
  • Unidade de backup
  • Scanner de documentos
  • Impressora
  • telefone

Adquira um bom computador. É difícil dar errado com a Apple, HP ou Dell, para laptops ou desktops. Os laptops são muito mais versáteis, obviamente, mas a escolha entre laptop e desktop depende da escolha pessoal e de como você gosta de trabalhar. Minha principal recomendação é um notebook com tela de no minimo 14 polegadas, eles ajudam a aumentar a produtividade pela amplitude da tela e teclas mais acessíveis.

A uma década atrás você precisaria de uma copiadora. Mas graças a tecnologia temos acesso a scanners de documentos e impressoras modernas.

Existem uma série de opções para um telefone hoje em dia, alguns preferem até só utilizar o telefones móveis. Embora isso funciona, de inicio recomendamos ter pelo menos um telefone fixo exclusivo para sua empresa.

  • Software e serviços legais
  • O email
  • Criação de documentos
  • Serviço de backup remoto
  • Software de gerenciamento de prática de direito
  • Pesquisa legal
  • Internet

Para e-mails e agendas, o pacote do Google Apps é excelente e custa poucos reais por ano e é uma pechincha. O Microsoft Office e o Outlook também são uma alternativa bem interessante.

Caso tenha a necessidade de compartilhar regularmente documentos editáveis ​​com outras pessoas, adquira o Microsoft Office. Nada mais será totalmente compatível, então você pode obter o que quase todo mundo usa. Se  não for utilizar o compartilhamento de documentos com muita frequência, não tem muita necessidade de um software especifico.

Fazer o backup em um disco rígido externo não é suficiente, especialmente se você estiver sem papel em qualquer grau. É preciso ter  dois serviços de backups redundantes em pelo menos dois locais diferentes. Se o seu escritório ficar inutilizado (com o computador e a unidade de backup nele), você precisará de um outro meio de backup. Felizmente, o backup remoto é simples, seguro e barato..

Finalmente, você obviamente precisa de uma conexão com a internet. Obtenha um bom plano e rápido, especialmente se algum de seu software for baseado em nuvem.

  • Marketing Legal
  • Networking
  • Website da Sociedade de Advogados
  • Propaganda

Orçamento para marketing. No mínimo planeje ser social. Desembolse uma parcela do seu orçamento para montar um escritório de advocacia para café da manhã na padaria / almoço / happy hour e gaste algumo tempo fazendo essas coisas com as pessoas ao seu redor (ou seja, networking ).

Obter um site – um bom. Não se preocupe com a otimização de mecanismos de pesquisa, além de garantir que seu site apareça quando você pesquisar por seu nome. É mais importante para o seu site: (1) ser bonito, (2) ter suas informações de contato e (3) ter uma boa foto sua sobre ele. Como sua decoração de escritório, não faça isso sozinho . Contrate alguém competente .

Finalmente, você pode querer iniciar sua prática publicitando. Se você decidir anunciar, o Google AdWords provavelmente é a maneira mais econômica de fazer isso. É fácil começar a usar o Google AdWords e você pode controlar seus custos.

Quanto Custa Montar um Escritório de Advocacia

Saiba Quanto Custa Montar um Escritório de Advocacia, Contabilidade para Advogados

Vai custar mais de R$ 12.000,00 para montar um escritório de advocacia. Isso que ainda não foi listado tudo que será necessário, mas podemos dizer que este é um valor bem adequado para o inicio.

Para representar clientes e administrar um negócio, você precisa ter algumas coisas e essas coisas custam dinheiro. A quantidade de dinheiro que eles custam não é importante. Se você precisar deles, logo elas serão fundamentais.

Claro que R$ 12.000,00 é apenas um ponto de partida, entretanto podemos ser mais realistas com um orçamento entre 12.00,00 a 30.000,00 reais como investimento inicial,  mas dependerá muito da sua localização, área de atuação e de muitas outras variáveis.

Ao montar um escritório de advocacia será necessário desembolsar dinheiro e gastar esse dinheiro não é opcional. Você tem que gastar essa quantia para fazer um bom trabalho e se você não fizer um bom trabalho não ganhará clientes (consequentemente  dinheiro).  Então pegue o que for preciso para iniciar o seu negócio próprio.

Compartilhe via:


Deixe uma resposta