SEO Local para Restaurantes: Atraia Clientes Próximos do seu Restaurante

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Quando se trata de marketing digital para restaurantes, devemos ter ciência da complexidade que envolve essa tarefa. Não basta apenas colocar um site no ar e esperar que novos clientes visitem seu estabelecimento. Como falamos em nosso post anterior sobre o assunto, existem uma série de técnicas que podem ser aplicas. No mais, neste artigo vamos explicar detalhadamente como fazer SEO local para restaurantes e ganhar mais visibilidade na web.

Por Que Fazer SEO Local para meu Restaurante?

Investir em otimização para os mecanismo de busca é uma obrigação para empresas que desejam se destacar da concorrência. Com o SEO Local para restaurantes é possível usufruir de uma série de benefícios para promover o seu negócio sem precisar ter habilidades técnicas. Isso mesmo, você pode fazer isso!

Outros motivos pelos quais você deve começar a fazer isso hoje mesmo:

  1. É 100% grátis;
  2. Alcance o público da sua região que buscam restaurantes próximos;
  3. Aumente o tráfego do seu site;
  4. Converter visitas no site em novos clientes e vendas;
  5. Qualquer um pode fazer.

Como Fazer SEO Local para Restaurantes

Com o SEO local parara restaurantes, o empresário tem a oportunidade de aproveitar sua localidade, dados estruturais, obter avaliações de clientes e muito mais ferramentas a seu seu favor para impulsionar suas posições por pesquisas de pessoas interessadas em seus produtos e serviços.

Abaixo selecionamos os principais pontos que merecem atenção para ganhar mais destaque nas buscas locais.

Crie uma Conta no Google Meu Negócio

Vamos pesquisar no Google por  Restaurantes na AV. Paulista:

Seo Local para Restaurantes, Seo Local para Restaurantes

Estas são as listagens do Google Meu Negócio, perfis que podem ser configurados gratuitamente e são exibidos no topo dos resultados da pesquisa orgânica para determinados termos de pesquisa. Se ainda não o fez, clique neste link e adicione seu restaurante agora mesmo. Feito o primeiro cadastro básico, será necessário verificar se você é o proprietário da empresa através do número de telefone fornecido ou confirmando um código exclusivo que será entregue em um cartão postal pelo correio.

Otimizando sua Página do Google Meu Negócio

Preencher todos os campos a seguir é altamente recomendado, tente não deixar nenhum dos seguintes espaços em branco:

  • Nome da empresa
  • Endereço
  • telefone
  • Local na rede Internet
  • Categoria
  • Horas
  • Fotos
  • Cardápio

O Restaurante America preencheu todos os campos corretamente e, portanto, sua listagem é detalhada e útil para o usuário:

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Escolhendo a Categoria

A escolha da categoria empresarial também é fundamental para ajudar o Google a entender o tipo de comida que seu restaurante vende. Note que o Restaurante America especificou detalhadamente sua categoria como “Restaurante norte-americano”

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Quanto mais específica a categoria, melhor, no entanto, as opções são limitadas e muitos restaurantes servem uma série de pratos vaiados, dificultando a escolha de apenas uma categoria.

Reservas

Se o seu restaurante usar Ifood, é possível adicionar um link à sua página de perfil, permitindo que os usuários façam uma reserva dentro de três cliques da página de resultados de pesquisa. Isso reforça a importância de incluir informações atualizadas na sua página de empresas do Google Meu Negócio.

Seo Local para Restaurantes 8, Contabilidade para Restaurante
Imagens

Uma área que muitas vezes é esquecida ou mal otimizada é a imagem de perfil do seu negócio. Muitos restaurantes incluem fotos sombrias de suas instalações vazias ou um logotipo da empresa. Se coloque no lugar do cliente. Quando você está passeando tentando encontrar um lugar para comer um hambúrguer em São Paulo, o que vai chamar sua atenção para de fato querer consumir naquele estabelecimento? Imagens de alta qualidade e relevantes é uma estratégia simples e eficaz para otimizar seu perfil do Google Meu Negócio. Incluir fotos da comida, casa cheia,  horários do dia, imagens elegantes de suas instalações e sua equipe (parte interna e externa).

Avaliações

O Google Meu Negócio permite que você receba avaliações comerciais que aparecem diretamente ao lado do nome da sua empresa:

São altamente visuais e ajudam a atrair clientes em potencial. No entanto, o Google exige que o cliente crie uma conta do Google (se não tiver uma) para publicar uma resenha, o que pode prejudicar o número de resenhas recebidas. Uma boa estratégia para começar isso seria perguntar aos clientes se eles têm uma conta do Google e se for o caso, solicitar uma avaliação em troca de uma sobre mesa da casa por exemplo.

É vital garantir que todas as informações acima estejam atualizadas. Uma ligeira alteração no horário de funcionamento / menu pode ter um impacto direto no seu negócio. Imagine que você é um cliente à procura de um hambúrguer na Av Paulista, você encontra um restaurante que está aberto, ligue para eles e está fechado, pior ainda – você se dirige a um restaurante para encontrar o menu e o mesmo é completamente diferente daquele que você viu online…

Aplicando Técnicas de SEO no seu Site

Há um número de fatores de SEO local para restaurantes que devem ser aplicados também na sua página para aumentar o desempenho do seu negócio nas buscas orgânicas da sua região. É altamente recomendável adicionar sua cidade e bairro na página inicial. (ou página de destino relevante, se você tiver mais de um local):

  • Tag de título : esse é o título da página que o usuário vê no Google, por exemplo, o “Restaurante de Comida Americana Na Av. Paulisa  – São Paulo”. ( recomendamos que o título tenha entre 50 a 60 caracteres)
  • H1 – Este é o título da página, informando ao usuário do conteúdo, por exemplo, ‘Hamburgueria Americana na Av. Paulista’
  • URL – este é o texto na barra de endereço que contém o nome do site, por exemplo, “https:///www.restauranteamerica.com.br/restaurantes/paulista/”.
  • Conteúdo – Este é o texto escrito na página. Recomenda-se incluir a cidade / local de destino aqui com uma palavra-chave relevante pelo menos uma vez.
  • Tags Alt – Este é o texto que descreve o que uma imagem representa, inclua a cidade / local de destino na descrição aqui, por exemplo, “hamburgueria na paulista, comida norte americana”
  • Meta Description – Este é o snippet de texto abaixo do resultado da pesquisa no Google. Inclua a cidade / local de destino com uma palavra-chave relevante pelo menos uma vez (entre 150 e 160 caracteres)

Abaixo exemplificamos na imagem todos os itens citados anteriormente.

Título, URL e Meta Descrição:

Conteúdo e H1:

Este exemplo não continha uma imagem com um atributo de tag ALT, continha apenas um mapa e um banner deslizante de imagens relacionadas à marca geral.

Lembre o Google (e seus clientes) sempre

Em todo o seu site, inclua seu nome, endereço e número de telefone no site “Entre em contato” e se você tiver apenas um local, cole essas informações no rodapé para que todas as páginas do site contenham esta informação legível.

Off Page SEO Local para Restaurante

Estes próximos pontos podem ajudar a direcionar tráfego valioso para o site do seu restaurante, aumentar suas classificações locais e, mais importante ainda, fazer o telefone tocar.

Diretórios

Em primeiro lugar, dê uma olhada em todos os diretórios que estão ligando para o site do seu restaurante, verifique se cada um é relevante e remova-se de qualquer um que não seja. Agora você tem uma lista clara de diretórios que estão atualmente vinculados a você, passe por cada um deles e verifique se todas as informações estão corretas – uma boa dica aqui é seguir os campos que você preencheu para sua página do Google Meu Negócio (nome, endereço, número de telefone, etc.)

Reivindicar Listagens de Negócios Relevantes

Há uma tonelada de listagens relevantes para restaurantes para as quais você pode enviar suas informações gratuitamente. Isso ajudará a aumentar a segurança do Google sobre a localização e as informações da sua empresa. Exemplos de diretórios / listagens gerais incluem:

  • Zomato
  • Bing Places
  • Yelp
  • Yahoo Local (Infoserve)
  • Trip Advisor

Edifício de Link Local

Em sua região também haverá uma grande quantidade de sites de negócios locais (que não sejam seus concorrentes) que pode pedir algum tipo de parceria para colocar um link de seu site como:

  • Sites de jornais locais
  • Blogs locais
  • Sítios de Patrocínio Locais

Tipicamente, o link building para SEO se concentra em ganhar links de sites com alta autoridade de domínio (DA), no SEO local para restaurantes isso ainda é um fator muito importante, mas não precisa ser tão rigoroso. Muitos sites locais, como blogs, sites de patrocínio e de prêmios independentes e muito mais, não terão autoridades de alto domínio – o que eles têm, no entanto é um claro foco de palavras chave na cidade / localidade que você deseja classificar. O que esses links locais farão é ajudar a mostrar ao Google que você está operando especificamente seu restaurante em uma determinada cidade / local e mais importante, esses são links nos quais os humanos realmente clicarão quando estiverem procurando nos mecanismos de pesquisa.

Conclusão

A vida no ramo de restaurantes pode ser bem “conturbada” e é difícil encontrar tempo para sentar e pensar sobre o desempenho do seu site. Eu serei o primeiro a admitir que o SEO local para restaurantes não é uma solução rápida que pode ser executada e deixada em paz. No entanto, a implementação de uma estratégia bem planejada que seja focada em torno de sua área / local de destino não é tão demorada quanto você possa imaginar.

Ao reivindicar e otimizar sua página de negócios do Google Meu Negócio, atualizar vários aspectos do seu site e acompanhar citações / links, você poderá melhorar suas chances de ser encontrado localmente. Seguir em frente, solicitando links de autoridades locais, blogs e sites de prêmios ajudará a mostrar ao Google que seu restaurante é um herói gastronômico local e o orientará ainda mais no ranking dos mecanismos de busca para competir com concorrentes de maior autoridade.

Por fim, mas não menos importante para SEO Local para restaurantes, certifique-se de que seu nome, endereço e número de telefone estejam atualizados!Seja consistente sempre que você estiver postando, compartilhando e distribuindo suas informações online, deixe o cliente com a barriga cheia e não no escuro.

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